Cacau cerimonial

“Quando o ser humano se esquecer como se cuida da árvore, IxCacau voltará do coração da floresta para ensinar novamente a humanidade como amar.”

Profecia Tolteca

Medicina do Cacau

O cacau, desde tempos imemoriais, tem sido usado em cerimônias pelos sul-americanos, por civilizações antigas como incas, maias e astecas. Estas civilizações enxergavam o fruto do cacau como a deusa Ix Cacau, que os ajudava a ver a vida com mais verdade e beleza. É o chamado cacau cerimonial ou medicinal, também conhecido como “Alimento dos Deuses”. Por possuir um ativo chamado teobromina, o cacau melhora o fluxo sanguíneo e abre nosso coração no nível físico e energético. Além disso, diminui o cortisol, hormônio do estresse, e aumenta nosso sistema imunológico, ajudando na desinflamação do corpo e melhorando o humor. Originalmente, o cacau cerimonial é feito a partir da torra da semente selvagem e, quanto menos processado, mais ele tem antioxidantes. A partir deste subproduto, é feito o chá de cacau, que, por sua vez, através de uma ritualística, promove a liberação energética e de várias substâncias químicas naturais do corpo, como serotonina, dopamina e ocitocina. Em resgates ocidentais e contemporâneos, a prática tem sido conduzida com o cacau em barra 100%, versão pura, sem adição de açúcares, leites ou aditivos e, de preferência, de origem agroflorestal, cujo processo de desenvolvimento respeita o solo e os ciclos da natureza.

A cerimônia do cacau

Na cerimônia, os ingredientes são dosados respeitando as tradições o máximo possível. Basicamente, o cacau cerimonial leva cacau, água, pimenta-do-reino ou caiena. Pode-se colocar um pouco de açúcar mascavo ou de coco, e o mel também pode ser utilizado, porém nunca um açúcar industrializado, respeitando ao máximo o feitio original. As especiarias e ervas são bem-vindas no preparo da bebida, quando buscamos a alquimia orientada pelo intento da cerimônia. Para além das fronteiras sul-americanas, a cerimônia é ancorada em diferentes práticas e conduções com intenção e presença. O preparo da bebida é feito com muita suavidade, gentileza e respeito, guiado por cânticos devocionais, mantras e sons de elevada vibração, sempre honrando a deusa Ix Cacau. Nos rituais, você pode levar seus objetos de poder e consagrá-los no altar da deusa Ix Cacau. Apesar de ter o xamanismo como berço, o cacau medicinal não promove efeitos alucinógenos. O cacau medicinal, com muita delicadeza e amorosidade, abre o coração e a intuição, promove bem-estar e também muita conexão com a Grande Mãe, Pachamama.

Cerimonias coletivas

Duração: De 2h à 3h / Presencial

As cerimonias serão sempre temáticas para no mínimo 10 pessoas.

Conforme nosso calendário

© 2023 | emmanuela trindade. Todos os Direitos Reservados.