Cacau cerimonial

“Quando o ser humano se esquecer como se cuida da árvore, IxCacau voltará do coração da floresta para ensinar novamente a humanidade como amar.”

Profecia Tolteca

Medicina do Cacau

O Cacau, desde tempos imemoriais, tem sido usado em cerimônias pelos sul-americanos, por civilizações antigas, como incas, maias e astecas. Estas civilizações enxergavam o fruto do cacau como a Deusa Ix Cacau, que os ajudava a ver a vida com mais verdade e beleza É o chamado cacau cerimonial ou medicinal, também conhecido como “Alimento dos Deuses” que por possuir um ativo chamado teobromina, o cacau melhora o fluxo sanguíneo, abre nosso coração no nível físico e energético. Além disso, diminui o cortisol, hormônio do stress e aumenta nosso sistema imune, ajudando na desinflamação do corpo e melhorando o humor. Originalmente o cacau cerimonial é feito a partir da torra da semente selvagem e quanto menos processado, mais ele tem antioxidantes. A partir deste subproduto é feito o chá de cacau, que por sua vez, através de uma ritualística, promove a liberação energética e de várias substâncias químicas naturais do corpo, como serotonina, dopamina e ocitocina. Em resgates ocidentais e contemporâneos, a prática tem sido conduzida com o cacau em barra 100%, versão pura, sem adição de açúcares, leites ou aditivos e de preferência, de origem agroflorestal, cujo processo de desenvolvimento respeita o solo e os ciclos da natureza.

A cerimônia do cacau

Na cerimônia, os ingredientes são dosados respeitando as tradições o máximo possível. Basicamente o cacau cerimonial leva cacau, água, pimenta do reino ou caiena. Pode-se colocar um pouco de açúcar mascavo ou de coco, o mel também pode ser utilizado, porém nunca um açúcar industrializado, respeitando ao máximo o feitio original. As especiarias e ervas são bem-vindas no preparo da bebida, quando buscamos a alquimia orientada pelo intento da cerimônia. Para além das fronteiras sul-americanas, a cerimônia é ancorada em diferentes práticas e conduções com intenção e presença. O preparo da bebida é feito com muita suavidade, gentileza e respeito, guiada por cânticos devocionais, mantras e sons de elevada vibração, sempre honrando a deusa Ix Cacau . Nos rituais você pode levar seus objetos de poder e consagra-los no altar da Deusa Ix Cacau.
Apesar de ter o xamanismo como berço, o cacau medicinal não promove efeitos alucinógenos. O cacau medicinal, com muita delicadeza e amorosidade abre o coração e a intuição, promove bem estar e também muita conexão com a Grande Mãe, Pachamama.

Lista de Espera

Cerimonias coletivas

Duração: De 2h à 3h / Presencial

As cerimonias serão sempre temáticas para no mínimo 10 pessoas.

Conforme nosso calendário

© 2023 | emmanuela trindade. Todos os Direitos Reservados.